quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Biscoitos da Gina - FELIZ NATAL !



São os mais simples dos biscoitos natalícios, representantes legítimos da tradição popular dos doces fritos, que o povo pobre não tinha outra maneira de imitar as cozinhas conventuais e burguesas, únicas onde existia esse luxo impensável que era o forno.
.
Muitas vezes pensa-se que havia fornos de pão em todas as casas mas, na realidade, o pão do povo era, por norma, cozido em fornos comunitários.
.
Assim, a consoada era feita na panela e na sertã, os utensílios onde se fazia a comida de todos os dias, e assim se fez a tradição dos fritos de Natal - Rabanadas, Azevias, Coscorões, Filhoses, Beilhozes, Sonhos de Abóbora e, em minha casa, oriundos da tradição alentejana de Santiago de Cacém, tornaram-se tradição imprescindível pela mão da Gina, os "seus" Biscoitos!
.
Ingredientes:
.
1 chávena de Farinha de Trigo com fermento (para bolos)
1 Ovo
1 colher de sopa de Azeite
1 colher de sopa de Açúcar
Raspa de 1 Limão
1 pitada de Sal
Açúcar e canela para polvilhar
.
Preparação:
.
Amasse muito bem a farinha com o ovo, a raspa, o açúcar, azeite e sal.
Se tiver dificuldade em amassar por ficar muito seco, pode ajudar com umas gotas de sumo do limão. Forme uma bola bem trabalhada até ficar bem solta das mãos e deixe descansar por uma hora.
. Tamanho do tipo de letra
Tenda em argolinhas e frite em azeite refinado ou óleo quente até ficarem dourados, o que é muito rápido.
Passe por açúcar e polvilhe de canela.
.
Nota:
.
Todos os anos faço três biscoitos "diferentes", memória dos três biscoitos especiais que a Gina sempre fritava para os miúdos. Este ano foram as roscas que se vêem na foto!
.
PARA TODOS OS AMIGOS E VISITANTES DESTE BLOG, VOTOS DE UM FELIZ NATAL!

4 comentários:

kuka disse...

Exactamente os biscoitos que a minha mãe fazia quando eu era criança. Recordo que comia enquanto ela os fritava. E dizia: "Quem os come em borrego não os come em carneiro".

anna disse...

Eu gostava de me aventurar a fazer biscoitos, bolachas e afins... mas a aventura de fazer e trabalhar massas assusta-me!
Beijos.

saltapocinhas disse...

feliz 2009 para ti!
vou ter de experimentar estes biscoitos, mesmo fora da época!

Shimada Coelho disse...

Faz tempo que queria a receita desses biscoitos de fritar! Vou já fazer! Adorei seu blog,pena que não temos a opção para seguí-lo!