quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Os Cogumelos Selvagens

...Despertam após as primeiras chuvas, de um misterioso descanso subterrâneo nos meses secos, numa explosão de vida a brotar por esses campos fora, a convidar para a sublime experiência gastronómica que é a degustação de fungos selvagens.

Boletos, Fêveras, Cavaquinas, Míscaros, Cantarelos, Morchelas, e tantos, tantos outros, com os nomes populares a variarem, às vezes entre terras vizinhas; para apanhar cogumelos sem perigo há mesmo que conhecê-los! Após conhecer um cogumelo, as hipóteses de engano são tão grandes como confundir nabiças com alface ou uma galinha com um perú...

Apanho e consumo, ao todo, uma dúzia de variedades e não brinco nem arrisco, que o que está em causa é, muitas vezes, a própria vida e a daqueles para quem cozinhamos. Mas desses seguros, que festa para o paladar!

O meu olival encheu-se literalmente de Agaricus campestris, a variedade selvagem que deu origem ao Agaricus bisporus, o conhecido Cogumelo de Paris ou "champignon" que compramos no supermercado.
.
O sabor é poderoso e deixa o irmão cultivado no desconsolo do insípido.
.
Também os pinhais de areia da península de Setúbal se encheram de míscaros amarelos (Tricholoma Flavovirens), outra delícia que agora vos mostro como é logo após a colheita e que será rei na próxima receita.
.
.
Claro que também há estes ( Omphalatus olearius) que crescem junto à raiz das minhas oliveiras e que,
.
sendo um deleite para a vista, por serem venenosos, há que deixá-los lá estar a cumprir o seu papel no grande reino dos fungos.

5 comentários:

Maria Lúcia disse...

Oi
Vim ver as delicias desse blog,
como vai você gosto muito
de dar uma olhada e aprender
mais, quem gosta de cogumelos
é o meu filho.
Obrigada por lindas
postagem.
Beijos...
Lúcia.

anna disse...

Quando era miúda. no século passado, ia apanhar cogumelos com a minha madrinha em Fontanelas, nos pinhais... Difícil mesmo era tirar-lhes a areia toda!!!
Dos venenosos só sei que são os mais bonitos...
Adorei saber e ver as fotos!
Beijo.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Belíssimos cogumelos! Devo gostar de todos mas gosto especialmente dos míscaros, a minha mãe costumava apanhá-los no pinhal de Leiria e fazia um belo arroz de míscaros. Que saudades!

mariam. disse...

Parece estranho comentar aqui nos cogumelos, que parecem muito bons,mas por sua indicação lá terá de ser.

Em achega ao publicado na Quarta 28 Outubro deste ano, A Bela Picanha, gostaria de sugerir o site http://www.theslowcook.com/ com as publicaçoes de Nov 1st 2009 Say Yes to Meat, Oct 4th 2009 e Sept 7th 2009 Meatless Mondays ? Really ?

O sarilho que arranjamos ao planeta vem de comermos carne de aviário que ainda por cima gasta petróleo para percorrer meio mundo até chegar a nós. Para quem pode, não se trataria já de uma escolha mas de uma devota obrigação o comprar local e criado pelos métodos tradicionais. Falo de carne e de vegetais.

Para quem ainda não pode (por questões de bolsa) o conselho seria, gostar de vegetais e compor o prato com vegetais além da carne carne carne ( de aviário a preços imbatíveis)... mas isso vai demorar. Enquanto os estômagos não estão saciados, escusam de vir cá com filosofias e teorias de salvação do mundo.

Pergunto tb, a que propósito agora quase so se sabe comer picanha, quando ha alguns anos atrás se vivia muito bem no desconhecimento desse naco da discórdia ? que se faz ao resto do animal, que parece que já ninguem sabe ou quer aproveitar ?

Faz falta chamarmos à razão a nossa mentalidade de desperdício.

tronxa disse...

ainda este sabado andei a apanhar cogumelos nos pinhais de janas!

so conheço 4 especies, mas mesmo assim la me vou consolando com essa iguaria!

ao mesmo tempo que apanho cogumelos, tambem apanho espargos selvagens, uma delicia tanto nas migas como com ovos!