domingo, 20 de dezembro de 2009

O pequeno perú

. ..................... Quando se têm responsabilidades cirúrgicas agendadas, todo o treino é bem vindo!
A peça que hoje vos apresento e a que chamei "pequeno perú" é uma versão pequena mas decalcada do que será o grande perú recheado do jantar de Natal, que vos descrevi aqui.
.
O resultado desta experiência é algo que decerto aplicarei quando, por qualquer motivo, não tiver uma tão grande mesa de Natal e que é certamente uma sugestão para quem não abdique do seu perú natalício mas vá estando farto de ficar a comer perú até à Primavera...
.
Ingredientes:
.
2 pernas de perú
Limões e laranjas
Sal, pimenta e pimentão doce
.
Preparação:
.
Abra as pernas pelo lado interior e retire com cuidado ossos e tendões.
Faça uma salmoura cítrica dissolvendo duas colheres de sopa de sal por cada litro de água e juntando pimenta, laranja e limão às rodelas e sumo de limão. Mergulhe as pernas desossadas nesta salmoura durante 24 horas.
.
.
Seque bem as pernas, preencha os espaços deixados pelos ossos retirados, com recheio de perú e,
.
.
com uma agulha curva e fio de algodão, una as duas pernas pela pele, todo em volta.
.
.
Para evitar acidentes no forno, ao cozer, deve ter o cuidado de passar o fio também pelo músculo, para dar resistência à sutura.
.
.
Barre a peça assim formada com uma pasta gorda que aqui se indica e leve a forno quente por 15 minutos, depois a 130ºC (médio/baixo) durante 3 horas e por fim mais 15m forte (200ºC) para o acabamento da pele. Durante a assadura vá regando o pequeno perú com o molho formado e juntando sempre que necessário água ou vinho branco para que o molho não queime.
.
.
Nota:
Se preferir, pode fazer este pequeno perú recheado, usando peitos em vez de pernas. Neste caso, a não ser que conheça um talhante benevolente, terá que comprar pernas de perú para lhes utlizar a pele para "ensacar" os peitos que, normalmente, são vendidos sem pele.
.

1 comentário:

anna disse...

Passo a vida a espreitar esta perna de peru recheada, sempre que venho à net. Eu explico: tenho uma perna de peru no congelador, falta-se só a coragem para a «operar»...
Mas acho que vou arriscar, pode não ser para o Natal, mas será para outro dia, já que Natal é quando a gente quer...
Beijinhos.