sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sopa de cascas de fava

 ...................... Aquilo que aproveitamos ou deitamos fora, tem muitas vezes mais a ver com hábitos culturais que com uma reflexão racional àcerca do automatismo mil vezes repetido e por isso mesmo aceite como bom. É o que faz que a mesma ratazana seja aqui considerada uma praga e no sudoeste asiático uma iguaria, que nós adoremos um prato de caracóis que enoja um alemão, que deitemos fora as cascas de banana com que se faz uma deliciosa compota no Brasil, que a fresca rúcula seja hoje uma categorizada salada quando há meia dúzia de anos era apenas uma erva daninha que teimava em aparecer por entre as coisas boas da horta ou ainda que nunca tenhamos pensado em provar a suculenta casca da vagem das favas, afinal pouco diferente do apetecível feijão verde.
Claro que estou a falar de favas jovens e tenras e não daquelas vagens enegrecidas e coriáceas de fim de época. Quando jovens são uma delícia e com elas podem-se fazer esparregados, podem-se estufar como feijão verde ou ainda fazer uma bela sopa de fava com muito baixas calorias, sem pecado, assim:

Ingredientes:

Cascas de favas
Favas jovens, por descascar
1 fio de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
Sal e pimenta
Coentros ou hortelã

Preparação:

Retire o fio lateral que tem a vagem, tal qual como faz com o feijão verde.
Refogue a cebola e os alhos no azeite e quando estiverem a começar a ganhar cor, junte-lhes as cascas em pedaços,

tempere com sal e pimenta, cubra de água, tape e deixe a cozer por cerca de dez minutos.

Passe tudo com a varinha até obter um puré aveludado e junte então alguns troços de favas muito jovens, com a respetiva vagem,

deixe cozer por mais uns minutos, aromatize com hortelã ou coentros e sirva.



3 comentários:

anna disse...

Cá estão elas, as senhoras donas casquinhas, a terem luzes de ribalta... ainda bem que meteste esta sopa, que estamos no tempo das novas e tenras.
Agora que ando a ficar amiga de favas, sou bem capaz de experimentá-la...
Beijinhos.

turbolenta disse...

Na verdade ainda existe o conceito de deitar fora as cascas das favas. Eu própria o faço. Mas não deixa de ser curiosa a sua utilização. Adoro favas . Vai começar o seu tempo e as primeiras a apanhar na horta do meu pai vão ser transformadas em sopa. Mas acho que vou optar pelo "tempero" dos orégãos frescos.

cupido disse...

Inusitado o uso das cascas das favas. Com favas de compra, não me tento, mas daqui a uma semana ou duas, quando aparecerem as primeiras do ano, não me escapará esta sopa.