sexta-feira, 12 de abril de 2013

Chouriço de Goa com Batatas e Ovos



                Goa foi uma das mais fascinantes experiências de miscigenação cultural e, apesar dos clamores de colonialismo, de frutuosa convivência entre povos.
Dessa miscigenação, nasceu uma cozinha crioula única, totalmente diferente das cozinhas da imensa União Indiana envolvente e também da cozinha portuguesa, cozinha que utiliza produtos e processos desconhecidos na cozinha indiana, como é o caso destes chouriços de que hoje vos falo.
Os chouriços goeses são enchidos de porco em tripa de borrego e picantes de um modo tão assombroso, que os próprios nativos, habituados às inclemências das mais ferozes pimentas, os usam como se de especiaria se tratasse  ou fervem-no previamente para assim o amenizar.
Se alguns pratos, como o vindalho, o balchão e o sarapatel são emblemáticos e muito conhecidos da cozinha goesa internacionalizada, já este chouriço com batatas e ovo, embora menos conhecido fora da comunidade goesa, é um dos pratos mais queridos e até obrigatório em todos os casamentos, desde o mais pomposo ao mais humilde, sob pena de descrédito e desonra para quem organize o banquete nupcial.
O chouriços goeses nem sempre são fáceis de obter, embora se consigam arranjar com uma volta atenta pelo Centro Comercial da Mouraria, Popat Store e redondezas. Se não conseguir arranjar, faça-o com um chouriço português gordo, como o alentejano (linguiça) e dê-lhe o picante através de uma boa malagueta.
Apesar da incrível simplicidade, é um prato sedutor e inesquecível.

Ingredientes:

Chouriços de Goa
Óleo
Cebolas
Batatas
Ovos
Sal (opcional)
Malagueta (se estiver a usar chouriço português)
Pimentão em pó (se estiver a usar chouriço português)

Preparação:

Se está a usar chouriço goês, deverá levá-los a ferver em água com um pouco de vinagre por uns poucos minutos e rejeitar essa água em seguida (ou ignorar este passo e preparar-se para uma refeição “heróica”). Conte com quatro chouriços por pessoa, já que os chouriços de Goa são pequenos e têm o diâmetro aproximado das salsichas frescas.
Refogue, em óleo, cebolas cortadas em meias-luas e quando estiverem translúcidas e amolecidas junte os chouriços fervidos, batatas em rodelas grossas, um ovo inteiro por pessoa e cubra de água. 
Deixe cozer, tapado.
Durante a fervura os chouriços vão perdendo gordura e fazendo um molho avermelhado e de aroma intenso. Quando a batata estiver cozida, retire os ovos, destape e deixe ferver até apurar.
Sirva com os ovos descascados e partidos em metades. 
Se quiser, salpique com salsa ou coentros frescos, picados.


3 comentários:

afca disse...

que belo aspecto, esta vou ter de provar assim que conseguir os chouriços.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Comi algumas vezes, em Goa, esta deliciosa receita. Minha sogra e meu marido (goeses) faziam muito bem! Aqui no Brasil, ele (já falecido) fazia com chouriço português. Obrigada, pela partilha. Vou fazer!

Gil disse...

Uma dúvida: há chouriços deste género do Nunes?