quarta-feira, 24 de abril de 2013

Shushi Enrolado em Papel



                Sendo os antípodas pontos geográficos precisos e ficando o ponto antípoda de Lisboa (como da maioria do território português) perdido no Mar da Tasmânia, sendo que apenas uma parte de Trás-os-Montes tem correspondentes antipodais na Nova Zelândia, achei por bem, para satisfazer o tema “antípodas” desta 129ª Trilogia com a Ana e o Amândio, considerar o conceito mais lato de lugar do “outro lado do mundo” sem estar com desnecessários rigores geográficos.
Dentro deste âmbito de antípodas estão países como os da península da Indochina, da própria China e do Japão, que correspondem às que, em geral, se podem chamar as civilizações do arroz. Nestes países em que o arroz desempenha uma função ainda mais importante na alimentação que o milho e a mandioca em África ou o trigo na Europa, as formas em que este se apresenta vão do vinho e aguardente ao vinagre, a molhos, pastas fermentadas, em grão, massa e uma curiosa apresentação, chamada papel de arroz, que é uma película de fécula de arroz cozinhada e seca em folhas que servem para inúmeras utilizações, desde os famosos rolos vietnamitas de vegetais, os goi cuon, a esta quase desconhecida forma de sushi enrolado que hoje aqui deixo e que tanto pode servir como entrada fria de belo efeito, como até de jantar leve ou ceia, agora que já está a voltar o calor.

Ingredientes:

1 peito de frango ou de pato, com pele
Sal grosso e pimenta
½ pepino
Rebentos Mung
Arroz para sushi, cozido
Papel de arroz
Molho Teriaki

Preparação:

Cozinhe o peito de frango ou de pato como se estivesse a preparar um magret; faça-lhe uns golpes superficiais na pele 
e leve-o ao lume numa frigideira, salpicado de sal grosso e pimenta moída no momento. 
Se estiver a fazer peito de pato não é necessário mais nada pois ele é sempre muito gordo sob a pele. Se se tratar de frango, derreta previamente um pouco da gordura que sempre existe junto da abertura abdominal.
Deixe tostar dos dois lados, 
depois fatie sem deixar os golpes chegarem à pele 
e volte ao lume, agora com a pele para cima até que a carne esteja a seu gosto. Gosto dela rosada mas não crua, mas aqui, como em qualquer comida, manda apenas o nosso gosto, nunca o de outrem. Reserve.
Prepare arroz para sushi e molho Teriaki, como se disse aqui. Reserve.
Demolhe folhas de papel de arroz* por alguns segundos, em água morna, estenda-a sobre uma tábua molhada e coloque sobre ela arroz cozido, tiras de pepino, rebentos de Mung ou outros vegetais crus que tenha em casa e lhe apeteça. 
Dobre em envelope 
e enrole. 
Sirva salpicados com molho Teriaki.
 Notas:
A maioria dos ingredientes encontra-se à venda nas grandes superfícies comerciais. No entanto o papel de arroz só existe nas lojas que vendem produtos chineses. Comprei o meu papel de arroz no Supermercado Chen, no Poço do Borratém, ao Martim Moniz e deve pedir “crepes de arroz” pois se pedir “papel” arrisca-se a que lhe digam que não há. 

2 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Olá Luís,
Que bela partilha, gostei muito.
Obrigada, kiss
Susana

Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

Val Bruno disse...

Olá querido Luís,

sou visitante assídua e embora nunca tenha deixado mensagens, agradeço partilhares de boa vontade tuas dicas e receitas.
Pergunto onde compras o papel de arroz, tenho tido dificuldades em encontrá-lo.
Obrigada
Valéria