quarta-feira, 17 de maio de 2017

Fricassé de polvo (Trilogia 175)

              "Não é carne nem é peixe" foi o tema que a Ana mandou que eu e o Amândio tratássemos nesta que já é a Trilogia n°175.
Não ser carne nem peixe é ser coisa indefinida, daquelas que vão ficando e não atam nem desatam, coisas chatas e que não queremos aqui, nem no blog nem nas Trilogias e por isso lancei mão de dois ingredientes que, não sendo realmente carne nem peixe, juntaram-se e deram um resultado muito bom: o polvo e os ovos!
O fricassé é essa deliciosa junção cremosa de ovo, limão e literalmente aquilo que se quiser, dos legumes às carnes, aos peixes, aos fungos e, claro, a algo que não seja carne nem peixe! Vamos então juntar o ovo, que anda perto da carne mas claro que não é carne, com o bom do polvo, que vive no mar, que anda perto dos peixes mas claro que não é peixe e fazer um fricassé.

Ingredientes:

Polvo cozido (tentáculos)
Ovos
Limão
Cebola e alho
Sal e pimenta
Salsa
Azeite ou banha de porco

Preparação:

Coza o polvo como é seu costume ou como se disse aqui e deixe esfriar.
Quando os tentáculos estiverem bem frios, corte-os em rodelas muito finas com uma faca bem afiada ou com o auxílio de uma fiambreira.
Isto dá algum trabalho mas a intenção não é fazer uma salada de polvo embrulhada em ovo, mas sim um fricassé original e cheio de sabor…a polvo. A finura é por isso essencial. Reserve.
Prepare o fricassé como é usual, refogando em azeite ou banha cebola e alhos picados, com a pimenta e uma pitada de sal, até começarem a alourar, junte então as rodelas de polvo,
deixe cozinhar por um minuto envolvendo sempre e adicione por fim ovos batidos com sumo de limão, sal e salsa picada.
Nunca deixe de mexer, com lume reduzido, até notar que a mistura começa a ficar cremosa.
Tire imediatamente do lume e coloque logo sobre a pedra fria ou, melhor, sobre um pano molhado, de modo a interromper prontamente a cozedura do ovo.
Sirva com  aquilo de que mais gostar para acompanhar um fricassé ou, se estiver a fazer dieta, experimente o arroz de couve-flor que aqui deixei e uma salada de rúcula.



1 comentário:

Solange Belém disse...

Hmmmmmmmmmm, deve estar uma delícia!