quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pizza de Paille com Farinheira

.................................. Normalmente não falo de pizzas. Nem das dos outros, nem das minhas.
A pizza é um daqueles pratos que a maioria compra feita ou num qualquer estado de elaboração intermédio para acabar em casa e que alguns poucos, entre os quais eu, gostam de fazer desde o princípio, mas mais nada.
Quem faz pizza sabe fazê-la e fá-la normalmente bem, o que, convenhamos, realmente não custa nada; quem não a faz é porque não quer e não haverá post que a convença que a melhor receita não é aquele número de telefone mágico...
.
Se hoje abro uma excepção e aqui faço menção a esta pizza é apenas para dar conta de uma combinação de ingredientes que resulta num sabor excepcional: a farinheira com a mozzarela e um apoio que nunca é demais relembrar, os deliciosos cogumelos Palha, Volvariella volvacea,
.
que se cultivam em exclusivo no Sudoeste Asiático e que se vendem em latas nas casas de especialidades chinesas.
Os cogumelos Palha valem realmente a pena e só em lata, dado que os irmãos selvagens que crescem em Portugal são demasiado parecidos com uma espécie mortal para que valha o risco.


3 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Adoro pizzas e essa deve ser uma delicia :))

Unknown disse...

Caro Luís,

Qual é a receita para a massa?

Parabéns pelo site, muito interessante!

Luís Pontes disse...

Olá João,
Para mim, massa de pizza é massa de pão: farinha, fermento, água e sal. As massas mais fantasiosas dão um resultado tipo pizza-brioche. Para mim, o sabor da pizza é por cima, não por baixo.