Uma quiche é, assim, algo cuja composição tem por limite a imaginação de quem a faz e se hoje aqui vos deixo esta que foi jantar há dias, faço-o apenas para ilustrar a utilização da massa quebrada do último post bem como outro uso para além dos tradicionais para esse belo e saboroso enchido português que é a farinheira.
A massa exterior das quiches pode ser quebrada, areada, folhada ou até uma massa de pão do tipo usado em pizzas, mas a que melhor resulta é, claramente, a massa quebrada.
Quanto ao recheio, existem duas opções base para a sua confecção: com e sem refogado prévio.
Pessoalmente, uso o refogado de cebola para acentuar quiches com sabores mais monocórdicos, como foi o caso desta em que a carne era constituída por peito de frango e os espinafres congelados e a ligação apenas com o ovo (e natas, a gosto) quando quero salientar os sabores mais delicados, como é o caso de quiches de cogumelos frescos ou selvagens ou ainda de marisco fresco.
.
Ingredientes:
.
Massa quebrada
Frango cozido e desfiado grosso
Espinafres em folha congelados
Farinheira da Beira Baixa
Cebola e dente de Alho
Ovos
Sal e Pimenta
.
Preparação:
.
Forre uma forma de tarte com massa quebrada.
.
Aloure em azeite uma cebola e um dente de alho picados, junte a este refogado o frango e os espinafres, envolva, deixe harmonizar os sabores por alguns minutos, enquanto o forno aquece, bata os ovos, tempere, junte-os e envolva bem. No fim junte a farinheira esfarelada em pedaços, vaze tudo na forma forrada e leve a forno bem quente durante 10 minutos e depois médio até estar bem cozida e dourada, o que leva outros 10.
.
.
Notas: Não se preocupe com a falta de indicação de quantidades. A quiche é um prato intuitivo e que resulta sempre bem! Faça a "sua" quiche, não a minha.
3 comentários:
Mais uma grande aula de cozinha. Não digo de culinária nem de gastronomia.
É mesmo de cozinha...
Um abraço.
Que bom ler que este é um prato intuitivo. são os que eu mais gosto...
Gostei da aula, como sempre... e obrigada pelas massas e pelo incentivo.
Beijinhos.
Gostei de ver por aqui a bela farinheira da minha região :) Bela quiche!
Enviar um comentário