............................O estranho alien da imagem não é mais que um simples búzio da nossa costa, ser que tem, em vida, a abnegada missão de limpar os fundos marinhos, missão essa em que, convenhamos, se sai bem melhor que muitos humanos que mais não fazem que conspurcar esses mesmos fundos com toda a espécie de imundícies. Autênticas caracoletas do mar, os búzios podem atingir mas de dois quilos com facilidade (estes tinham 2 kg, os três juntos) . e devidamente cozidos em água do mar (30m) e temperados com um molho de vilão ou uma simples coentrada de azeite e vinagre, fazem uma salada com sabor a oceano, . ideal para saborear sobre uma praia ou arriba, ao fim do dia, testemunhando cenas como esta que, apesar de eternamente repetidas nunca deixam de nos tocar.
4 comentários:
Anónimo
disse...
mmm! que belo petisco dos mares! nunca vi estes buzios a venda. ja agora pedia-lhe para partilhar com a tripulacao onde os podemos encontrar. obrigada sofia
Estes comprei-os no mercado de peixe de Porto Côvo. Em Peniche e na Ericeira também são muito vulgares. Se perguntar na sua peixaria ou até numa grande superfície, acho que vai encontrá-los. São muitas vezes chamados "buzinas", para diferenciar do buzio pequeno de cervejaria.
Vou ter de acreditar que nunca comi búzios bem preparados... Tenho na memória a minha 1ª e única experiência com uns búzios rijos e pouco saborosos... É para arriscar outra vez, pronto! Beijinhos.
Depois desta explicação de que os búzios se encarregam de limpar os fundos dos mares de todas as "imundices"(leia-se: de toda a merda) que os humanos para lá encaminham, complementada com a informação de que "crescem rapidamente" (leia-se:comem muito!),não me sobra vontade de provar!!!
Este é o local das minhas experiências, algumas invenções, notas das viagens, reflexões e, claro, as aventuras do dia-a-dia, umas culinárias, outras não.
Neste blog o assunto não é a Alta Cozinha, nem pouco mais ou menos; é sim a incessante busca desse desmesurado prazer que se obtém a fazer aquilo que se come, a cozinha das comidas de que eu gosto, que faço em minha casa que, por acaso, até é um rés-do-chão.
Luís Pontes, 70 anos, lisboeta de nascimento e alentejano por adopção. Cozinheiro amador e ceramista nas horas vagas, gosta mais que tudo de viajar e de uma boa conversa, de preferência polémica ou poética, à volta de um copo de vinho ou de um blog.
4 comentários:
mmm! que belo petisco dos mares! nunca vi estes buzios a venda. ja agora pedia-lhe para partilhar com a tripulacao onde os podemos encontrar. obrigada
sofia
Estes comprei-os no mercado de peixe de Porto Côvo. Em Peniche e na Ericeira também são muito vulgares.
Se perguntar na sua peixaria ou até numa grande superfície, acho que vai encontrá-los. São muitas vezes chamados "buzinas", para diferenciar do buzio pequeno de cervejaria.
Vou ter de acreditar que nunca comi búzios bem preparados... Tenho na memória a minha 1ª e única experiência com uns búzios rijos e pouco saborosos...
É para arriscar outra vez, pronto!
Beijinhos.
Depois desta explicação de que os búzios se encarregam de limpar os fundos dos mares de todas as "imundices"(leia-se: de toda a merda) que os humanos para lá encaminham, complementada com a informação de que "crescem rapidamente" (leia-se:comem muito!),não me sobra vontade de provar!!!
Enviar um comentário