terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bacalhau com Presunto e Mandioca

.................... O post anterior (Greenpeace) teve o condão de me lembrar umas belas postas de bacalhau que tinha já demolhado e congelado, para mais proveniente de pesca sustentável do Mar de Barents (Lidl).
.
O bacalhau, peixe que amo sobre todos os outros, traz também com ele, muitas vezes, uma certa capacidade angustiante no que respeita ao modo de preparação.
É que eu sou dos que facilmente paralisam perante possibilidades de escolha demasiado vastas e o bacalhau com as tais 1000 maneiras de fazer (ou serão antes 10.000?) é uma delas.
As mais das vezes acaba cozido com batatas ou grão, assado com umas batatinhas a murro ou outra maneira simplicíssima e ancestral, mas ontem estava-me a apetecer coisa nova, recusei olhar sequer para a biblioteca que tenho sobre o assunto e parti por mim:
.
Ingredientes:
.
3 Postas de bacalhau demolhado
3 fatias de presunto
2 mandiocas pequenas (aprox. 750g)
3 cebolas grandes
3 dentes de alho
1 folha de louro
Sal marinho e pimenta preta
Pão ralado
Orégãos
Alho em pó
Azeite virgem q.b.
.
Preparação:
.
Descasque as mandiocas e coza-as cortadas em rodelas grossas por 20m na panela de pressão. Retire a nervura durav do centro das rodelas, parta com um garfo em pedacinhos e forre com eles o fundo de um tabuleiro ou assadeira.
.
Leve a cebola em rodelas grossas e os alhos ao lume, em azeite, com o louro e temperada com sal e pimenta. Quando estiver translúcida, retire o louro e vaze sobre a mandioca.
.
Disponha então as postas de bacalhau,
.
sobre as postas ponha o presunto,
.
e cubra tudo com pão ralado previamente misturado com orégãos e alho em pó.
.
Pulverize azeite sobre as postas, de modo a molhar bem o pão ralado (se não tem pulverizador de azeite, deite o azeite em fio finíssimo ou gota a gota, para não arrastar o pão), regue também a cebola e mandioca com azeite de modo a molhar bem esta última, (se o azeite em que refogou a cebola foi abundante, isto já não é necessário, claro), e leve a forno médio (175ºC) durante cerca de 25-30m, até estar dourado.
.
Sirva bem quente, mitigado com a frescura de uma salada de alface, à parte.

4 comentários:

antónio disse...

Olá

É só para dizer que já tenho a certeza de qual é a hortelã da ribeira, estamos em sintonia quanto a esse condimento.
Vou experimentar a fazer uma sopa de peixe do rio(só carpa)da forma da Ssopa de Peixe com Massa" e vou fritar umas postas como na açorda de sável.

Um abraço

António C. Antunes

Paulo Chagas disse...

Excelente aspecto!
Deve ser uma maravilha...
Obrigado pela partilha

Maria Lúcia disse...

Oi
Humm !!!...
Está uma delicia.
Abraços
Lúcia.

Diogo Marques disse...

Eu podia passar todos os dias do ano a comer bacalhau. Bacalhau e presunto parece-me uma combinação perfeita. Devia tar uma delicia.