domingo, 15 de fevereiro de 2009

Alheiras Como Eu (+)Gosto

Há enchidos que ficam sempre bem!

A boa e velha alheira é um desses enchidos: polivalente como poucos, comida sozinha ou como parte de variadíssimos pratos, assada, grelhada, frita, este enchido sui generis que originalmente não tinha vestígio de suíno, agora tem mas continua a ser uma griffe do Norte de Portugal, onde em Mirandela e em muitos outros lados se fazem com mestria estes monumentos do fumeiro português.

Como não podia deixar de ser, também a alheira foi incorporada num certo estilo fast-food e aparece com frequência como uma espécie de bitoque, o prato mais barato da lista, frita e acompanhada de um ovo estrelado e das inevitáveis batatas fritas, numa orgia de gorduras dificilmente suportável por um estômago “honesto”, só sabores fáceis para satisfação de gostos pouco exigentes.

Mas há, felizmente, muitas e nobres maneiras de comer as deliciosas alheiras e de entre elas, é para mim a eleita esta tradicional alheira com batatas cozidas e grelos.

Ingredientes (2 pessoas):

2 Alheiras
1 molho de Grelos de Nabo
Batatas
2 colheres de sopa de Banha de Porco
Vinagre de Vinho
Sal

Preparação:

Coza as batatas e reserve. Dê um golpe superficial com a ponta de uma faca muito afiada (eu uso um X-Acto) ao longo da alheira, por fora, de uma extremidade à outra.
Frite as alheiras na banha em lume médio/baixo, virando só quando uma face está já bem frita e estaladiça.
Entretanto coza grelos de nabo.
Quando virar as alheiras, introduza na frigideira as batatas cozidas partidas em pedaços grandes e deixe-as alourar com as alheiras.
Sirva as alheiras com estas batatas e com os grelos temperados com a gordura da fritura e um golpe de vinagre.

4 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Também gosto delas assim, acompanhadas com batata cozida e grelhos. Até as costumo fazer grelhadas.

Concordo plenamente com o que o Luís diz sobre o prato que se serve no restaurante, até eu que gosto de bombas calóricas ;-) sou incapaz de comer um prato daqueles. Aliás, só de pensar fico arrepiada!

bjs

cupido disse...

Também gosto de as saborear assim. Curiosamente também lhes faço uma incisão pelo exterior.

ameixa seca disse...

Acabei agorinha mesmo de comer uma alheira vegetariana (novidade e acho maravilhoso) mas cá em casa não usamos nada a não ser uma frigideira antiaderente. A alheira frita/grelha na sua própria gordura e acompanhei com bróculos mas preferia os grelos mas tinham que ser refogados num pouco de azeite e alho :)

Ana Powell disse...

Uma excelente e tipica receita Portuguesa.
Adoro alheiras, agora não tenho nenhumas aqui por casa.
Não as encontro aqui na Inglaterra, mas quando vou a Portugal na minha mala voltam sempre umas quantas choriçinhas x