quarta-feira, 30 de março de 2011

Risoto de Cerveja Preta (Risotto alla birra scura)

......................... O Risotto Alla Birra Scura é uma receita consagrada entre os risottos italianos, tendo passado para o Brasil com o nome de Risoto de Cerveja Preta e algumas alterações que tão grandes viagens acabam sempre por acarretar. Sendo o original feito com speck, cerveja e caldo, já o brasileiro é feito com linguícinha ou salsicha e só cerveja como líquido. Destas duas versões de utilização da cerveja na cozinha, saiu esta que foi criada para satisfazer a indicação do Cupido para esta 21ª Trilogia comigo e com a Ana: Cerveja! Em boa hora que me decidi pelo caminho que mais gosto de trilhar: usar receitas tão só como partida para compor algo de pessoal e com potencial para me satisfazer plenamente, é essa a única vantagem da experiência.

Ingredientes:

3 colheres de sopa de azeite
200g de toucinho entremeado salgado
175g de chouriço caseiro
1 cebola 1 dente de alho 1 copo de arroz Carnaroli (175g)
0,33cl de cerveja preta
Pimenta preta
Coentros frescos
1 colher de sopa de Parmesão
150g de mozzarela

Preparação:

 Frite toucinho em pequenos troços, no azeite, até que fique estaladiço. Reserve alguns destes pedacinhos fritos para decorar o risoto e junte então a cebola e alho picados fino, o chouriço em rodelas
 e por fim o arroz. Envolva, tempere com pimenta e frite tudo até os bagos de arroz se apresentarem translúcidos e junte então cerca de metade da cerveja, deixe começar a ferver, baixe o lume e vá mexendo sempre.
 Entretanto acabe de encher a garrafa meia de cerveja com água e ferva-a, usando esta mistura para, aos poucos, ir adicionando ao arroz sempre que se esgotar o líquido.  Cerca de 20-25 minutos depois (se estiver a usar Carnaroli), quando o arroz estiver cozido a seu gosto, adicione então os queijos, , parte dos coentros, mexa bem até que o queijo esteja totalmente fundido e homogéneo com o caldo do arroz e sirva logo, com pedaços de toucinho frito e coentros por cima

5 comentários:

Jojojoli disse...

Está com excelente aspecto, parabéns!

moranguita disse...

bem ficou tao bom!!! esta com um aspecto de se tirar o chapeu
beijinhos

anna disse...

Mesmo com a birra (lol!) saiu-te um belo de um risotto, como só poderia sair de um arrozeiro como tu.
Beijinhos.

cupido disse...

A tua proposta é prova de que a cerveja não é muito usada na nossa cozinha, já que até fizeste um risotto. Bem apetecível, por sinal.

E para a semana há mais...

Elvira disse...

Estou a imaginar os sabores fortes deste risotto tão fora do vulgar. E julgo que devem ser magníficos.

Os meus parabéns pela criatividade. :)