quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Pudim de Pão






Uma volta pelo historial deste blog mostra à evidência quão parca é a contribuição de doces e sobremesas para este cardápio: 6 posts 6, em oitenta e tal! Não há mais ninguém assim por aqui, suponho, excepto o Cupido, que ainda me “ganha” ! :-)

À laia de projecto de boas intenções para o ano que começa, decido, não digo inverter este estado de coisas mas, pelo menos, prestar um pouco mais de atenção a esta parte doce das nossas refeições.
Claro que cada um é o que é e provavelmente daqui a um ano estou a constatar o mesmo e a prometer coisas que depois não cumpro…. Vou tentar atingir o objectivo de uma sobremesa ou bolo em cada mês, pode ser que consiga.

A razão desta pobreza na área do açúcar prende-se, na realidade, com um problema maior, antigo, que provavelmente morrerá comigo, mas não antes: eu sou quase incapaz de seguir uma receita, respeitar uma quantidade ou proporção, não inventar uma achegazinha, nem que seja para ver o que dá.
Ora, se esta peculiaridade da minha personalidade acaba por ser útil e produtiva em culinária geral, já em doçaria, ser-se assim é passaporte para o desastre, que é o que mais acontece nas minhas inovações doceiras. Ou a coisa fica boazinha mas tem de ser comida da forma, de onde não sai nem à pancada, ou até fica bonitinha mas o sabor, valha-nos Deus!

Não há como conhecermo-nos e adaptarmo-nos! Vou cumprir já hoje o meu “objectivo” de Janeiro e, para que não haja contratempos, será coisa bem simples, boa e que aguenta barbaridades de variação relativa entre ingredientes.
Mesmo a meu gosto este Pudim de Pão!

Ingredientes (todos + ou -):

3 carcaças
7 dl de leite
1 chávena de açúcar
6 ovos
Raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Ferva o leite com o açúcar e a raspa de limão. Aqui pode usar, em vez do limão, vagem de baunilha, noz moscada, gengibre, raspa de laranja, enfim, o que quiser que seja o aroma base do seu pudim.
Regue o pão com este leite bem quente, mexa com se estivesse a fazer uma açorda, junte os ovos e mexa de novo para ligar bem. Não use batedeira pois esta dará uma consistência esponjosa ao pudim.

Leve as 3 colheres de açúcar ao lume com umas gotas de água na própria forma em que fará o pudim que, por isso, deverá ser metálica. Deixe caramelizar até estar com um bonito tom dourado escuro e, com o auxílio de um pincel de cerdas vegetais, espalhe por toda a superfície interna da forma. Deixe arrefecer.

Vaze a massa na forma e leve ao forno, em banho-maria (serve pôr a forma no tabuleiro do próprio forno e deitar neste uma ou duas chávenas de água quente).
Coze durante cerca de 1 hora em lume médio/ brando.

Deixar arrefecer bem, no frigorífico, antes de desenformar.

3 comentários:

cupido disse...

Pois, eu realmente faço poucas sobremesas e, na maior parte das vezes, coisas muito rápidas e simples (uma coisa que faço muitas vezes é uma barra de bom chocolate derretida no microondas a que junto ovos e açucar - um creme que não chega a mousse e que faz uma deliciosa transição entre a comida e o café, com queijos e/ou fruta, dependendo dos gostos) e que nem merecem ser postadas de repetidas que são. Curiosamente, quando era puto fazia imensas sobremesas. Esse pudim está bem fixe.

risonha disse...

é um dos doces que a minha sogra faz melhor...
não sei se a receita é igual à sua.
pelo sim pelo não vou copiar esta receita para lhe dar...

anna disse...

Também não sou grande espingarda com os doces... Lá vou copiando alguns e tentando respeitar o que a receita diz, lol!
Faço 1 pudim de pão com doce de fruta que não fica nada mal...
Beijos.