quinta-feira, 5 de março de 2009

Sopa de Inhame e Abóbora

,
O inhame é um tubérculo pouco usado em Portugal, originário do sudoeste asiático e depois difundido pelo mundo tropical pelos portugueses, constituindo hoje, a par da mandioca, uma das principais bases de alimentação na Ásia, África e América do Sul.

Por aqui o seu uso tem aumentado ao sabor dos movimentos migratórios de populações africanas e brasileira, bem como do aumento do gosto pelas cozinhas exóticas e de fusão.
'
As suas utilizações são vastíssimas e muito saborosas.
Esta sopa tão simples quanto deliciosa é um exemplo feliz da sua utilização, feita entre nós na Ilha da Madeira e nos Açores, embora aí se use mais a variedade gigante chamada Taro.
'
Ingredientes:
'
500g de Inhame
1 cebola
1 pedaço de abóbora
Azeite ou manteiga ou natas
Sal e pimenta
'
Preparação:
'
Descasque os inhames, parta-os em pedaços pequenos e leve-os a cozer até estarem translúcidos e moles, o que leva mais ou menos uma hora.
Junte então a cebola, a abóbora e o azeite ou manteiga e coza-as também.
'
Passe no liquidificador até estar um creme perfeitamente liso, tempere e sirva logo, salpicada com coentros e nata, se a estiver a usar.
'

9 comentários:

cupido disse...

Never, mas never comi inhame (que saiba). A experimentar...

Delícias e Talentos disse...

Nunca provei tal coisa, embora já tenha visto nos hipermercados!
O sabor equipara-se (mais ou menos) a quê? Batata?
Seja como for a tua sopa ficou apetitosa e muitíssimo bem decorada! :)

Luís Pontes disse...

Realmente não posso dizer que se equipare a nada de muito conhecido, talvez ao chuchu, mas esse também é pouco usado por cá. À batata não, pois dá untuosidade e corpo mas não do tipo farináceo como a batata.
Ah! tinha-me esquecido de dizer que deve ser descascado com cuidado pois o suco crú é um bocadinho irritante para a pele (como o chuchu!)

anna disse...

O inhame é pouco usado em Portugal e nunca usado by me (imitando o Cupido)...
Seéparecido com o chuchu não devo gostarmuito... sóprovando.
E a corvina grelhada?
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Tenho visto inhame à venda, do biológico, mas o preço não me atrai nada :)
Nunca provei, achei que era meio parecido com a mandioca mas, pelo que disseste, não é!
Maybe i'll try one of these days (para dar seguimento ao Cupido e à Anna!)
:)

Nogueirajcs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nogueirajcs disse...

Estes pequenos é que são Taro (Taro Roots). Ainda hoje me responderam da Secretaria Regional (Açores) por e-mail que são minhotos, ou inhame dos Açores como eu conhecia. Comprei como inhame no ECI em Lisboa e produzidos na Costa Rica. Esta semana vou plantar alguns para aproveitar a boa chuva da qual eles gostam tanto...

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Sempre fiz esta sopa, mas sem inhame, só que colocava todos os legumes, menso batata, voilà e fica muito boa igualmente!

Patrícia disse...

Eu faço mas não só salpicos com coentros como coloco um pedaço a cozer com os legumes e trituro-os também. Para oferecer a minha bebê acrescento uma batata doce... Como bem das duas maneiras, e a minha pequena... Adora!