domingo, 14 de novembro de 2010

Empadão de puré

................. Quando no post anterior, vos disse que aquela pá assada tinha sido feita para sobrar, estava a pensar neste empadão sui generis que, aproveitando o molho poderoso da carne no tacho, se transforma numa iguaria cujas amenidades me acompanham desde a infância, nunca fartando, antes fazendo a proeza de manter intactos os aromas e sabores da recordação infantil que por norma se dilui e enfraquece à medida que os anos as distanciam.
.
Ingredientes:
.
Puré de batata
Carne assada no tacho
.
Preparação:
.
.Faça puré como é seu hábito e divida-o em duas partes. Forre com uma delas o fundo de uma assadeira ou forma untada com manteiga.
Esfarele grosseiramente com dois garfos a carne, deixando que se desagregue pelo seu fio natural.
Espalhe a carne sobre o puré,
aqueça o molho e regue com ele a carne
e disponha sobre ela o restante puré.
Alise a superfície, pincele com ovo batido, se quiser,
e leve a forno médio durante cerca de meia hora em forno normal ou 20 minutos em forno com areação forçada.
Sirva com alface temperada com azeite e vinagre, à parte ou, como eu, se gostar de sentir o fresco do vinagre a combinar com o quente do empadão, mesmo lá juntinha.

2 comentários:

Jo disse...

já acompanho o seu blogue há algum tempo, e nunca comentei, mas é que o empadão também faz parte da minha culinária de infância : ) adoro, obrigada pela partilha, tem um aspecto bom, bom, bom

cupido disse...

É daqueles pratos de que se pode dizer que se se preparar tendo pensado previamente, será o contrário de não ter pensado, ou como melhor diria a lili das caneças, estar vivo é o contrário de estar morto; eu acrescentaria apenas que quando se morre perde-se a parte mais importante da vida. Isto tudo para dizer que o empadão ficou supimpa, IMHO :)