quinta-feira, 8 de maio de 2008

O Espremedor de Citrinos Veneziano


As cozinhas, todas as cozinhas, são locais de arrumo e acumulação de trastes e inutilidades. Lá está aquele aparelho que só funcionou uma vez, para ver, quando foi comprado, ou pior, oferecido nalgum malfadado Natal por aquele familiar que teima em fiscalizar a sua presença. Lá está aquele outro utensílio que parecia tão promissor no escaparate da loja, prometendo moldar umas bolinhas de manteiga para as bolachas do chá, bolinhas que nunca moldámos em chás que nunca bebemos. Estes são os equívocos! Mas há os repetidos, os desirmanados, os velhos que ficam para "usar na cozinha", os que já ninguém sabe para que servem ou como se montam...


Se fôssemos capazes de ser ferozmente honestos connosco próprios, que admirável espaço libertaríamos para cozinhar!


Tenho espremedores de citrinos escondidos e à vista, um pouco por todo o lado. Claro que só preciso de um, e mesmo assim de vez em quando, que a maior parte das vezes até espremo o limão com a mão, logo ali, assim mesmo.
Desde um de vidro, até um eléctrico, passando por um número indeterminado em plástico, dos comprados numa feira qualquer, um em metal, com uma manivela alavanca, todo design, o meu espremedor de eleição, aquele de eu gosto mesmo e a que hoje concedo honras de apresentação virtual a todos vós é o mais humilde, barato e eficaz dos utensílios.

Comprado em Veneza, na rua, a um vendedor ambulante de colheres de pau, por 50 cêntimos regateados, ostentando uma versatilidade e ergonomia imbatíveis é, talvez, a peça mais invejada e cobiçada por quem visita esta cozinha.


Se tivesse sido esperto tinha ali mesmo, por 5 ou 6 Euros, resolvido garbosamente a questão dos presentes e recordações para família e amigos, mas então, estas coisas só se vêem depois, quando já não há nada a fazer.

2 comentários:

colher-de-pau disse...

Respondendo à sua questão da cebola na tortilha, devo dizer que não fica "crua", pois cortei-a bastante fininha.
Mas às vezes ponho-as também juntamente com as batatas! Tem dias!
E parabésn pelo novo Blog!

Isabel de Miranda disse...

Eu tenho um igual em plastico duro vermelho.Comprado no IKEA e realmente é o que uso para o limão.