terça-feira, 6 de maio de 2008

Tarta de Yema


Aparentada ao flan e ao pudim de ovos, esta “tarta” é uma maravilha gustativa e ainda mais de textura, quintessência do aveludado cremoso. Praticada um pouco por toda a Galiza, o seu expoente pode ser degustado no famoso Timón Playa, de Vigo, ou, melhor ainda e na quantidade que quiser, na nossa casa, assim:

Ingredientes:

400g de Açúcar
0,5 l de Nata líquida ( 4 pacotes de 125ml)
6 Ovos grandes (A) ou 7 médios (B)
4 colheres de sopa de Conhaque

Preparação:

Faça este doce de véspera.

Misture bem o açúcar e os ovos. Junte as natas e o conhaque e mexa de novo até estar bem homogéneo.

Caramelize cuidadosamente o fundo e parede de uma forma de tarte redonda, levando a ponto de caramelo algumas colheres de sopa de açúcar e um pouco de água. Não use caramelos líquidos.
Quando o caramelo estiver frio, encha a forma com a mistura e leve a cozer em forno brando (100 – 110ºC) durante cerca de 1 hora, até que o líquido tenha coalhado.

Dependendo da temperatura ambiente e da temperatura inicial dos ovos e das natas a cozedura pode ser realmente demorada. Nunca ceda à ideia de apressar aumentando a temperatura do forno o que levaria esta tarta a transformar-se num vulgar pudim de ovos de consistência algo granulosa. Se notar que há um círculo periférico, junto à parede da forma, que começa a crescer um pouco, reduza ainda mais a temperatura do forno, pois nenhum crescimento é desejável.

Ponha no frigorífico e deixe esfriar por completo antes de desenformar, o melhor é mesmo no dia seguinte.
Decore com meias bolinhas de uma fruta qualquer e folhinhas de hortelã.

Notas:

Pode substituir o conhaque por outra bebida que seja do seu agrado, Porto, Madeira, Rum, etc.
Nesta que fiz ontem, utilizei Rum Brugal da República Dominicana e ficou boa de morrer. Decorei com pedaços de nêspera que tinha em casa. A tarta original é decorada com cerejas em calda.

3 comentários:

Eduardo Luz disse...

Eu não sou um bom executor de sobremesas mas já que estamos num laboratório, vou testar no fim de semana e te falo sobre o resultado. Gostei bastante da simplicidade e do jeitão de uma torta espanhola da gema.

Laranjinha disse...

Parece ser uma delícia. Parabéns pela decoração.

edinha disse...

Adorei esta tarte.