segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Puré de Castanha com Mel

......................O jantar foi um banal escalope panado de peito de frango com um molho tártaro também igual a si próprio, acompanhado por um chutney de que vos falei aqui e por um puré que, sendo o elemento que foge decididamente ao trivial, merece as honras deste post: O Puré de Castanhas com Mel.
.
Concebido, para acompanhar pato, pela minha filha mais nova, a Inês, este puré delicadíssimo e surpreendente no palato, em sabor e textura, é a prova de que esse magnífico fruto da floresta que é a castanha, merece um lugar bem mais evidente que os usos tradicionais e escassos que se lhe costuma dar.
.
Ingredientes:
.
Castanhas (frescas, congeladas ou piladas)
Sal e Pimenta
Noz moscada (facultativo)
Raspa de laranja
Manteiga
Leite gordo (ou natas para cozinhar)
.
Preparação:
.
Coza as castanhas em água e sal. Se estiver a usar castanhas piladas deve demolhá-las por 24 horas, se estiver a usar castanhas frescas , dê um golpe superficial à volta de cada uma e escalde-as por 1 ou 2 minutos. Pele-as e volte a pôr ao lume evitando assim que fiquem escuras.
.
Esmague as castanhas cozidas com um garfo, de modo a que fiquem a sentir-se grãos de diferentes calibres na massa esmagada. Reserve.
.
Aqueça um pouco de leite ou nata com os temperos e a raspa de laranja, até ferver. Junte então as castanhas esmagadas, envolva bem, rectifique temperos e, no caso de ter usado leite, um pouco de manteiga para alisar a textura.
Por fim junte um pouco de mel de sabor forte. Usei Mel de Urze da Serra de Sicó, Ansião, um presente da amiga Alexandra que, desde então, tem emprestado aroma e força serrana única a inúmeros pratos.
.
Nota: Idealizado para acompanhamento de pato, este puré tem tudo a ganhar com o aroma de laranja. Mantive a nota que acho que é a que convém para aves em geral, que não sejam caça.
Para outras carnes mais fortes e para aves selvagens, substituiria a laranja por limão.
.

Sem comentários: